27.2.09

#23

»

Uma receita que fica sempre bem. Um pensamento.

“Nós (designers) nunca conseguimos entrar em casa dos consumidores, embora tentemos sempre”.
Esta frase foi-me dita hoje e com bastante sentido, a meu ver.

No meu projecto, tenho de pensar nos problemas do consumidor em geral, deixando de parte os meus pequenos problemas (enquanto consumidora ou a utilizadora dos produtos que tiver de criar). Isto porque nunca fazemos nada para nós, mas sempre para um determinado público-alvo.

A nossa missão torna-se por isso ainda mais difícil pois temos de conseguir sempre abstrair-mo-nos do que já estamos habituados, e concentrarmo-nos em pontos que até então nunca tínhamos pensado.

Posso dizer, garantidamente, que é complicado. Não só porque consigo sentir na pele todo este peso e responsabilidade (embora a um nível mais baixo do que o que será no mercado de trabalho), mas por olhar para os meus colegas e de certa forma, todos prende-mo-nos aos nossos pequenos problemas, não vendo tão claramente a questão do nosso “cliente”.

Temos de traçar bem todo o caminho que devemos seguir. Aqui ficam os ingredientes para uma boa receita:

- Uma dose de pesquisa generalizada.

- Questiona-se sobre os problemas dos objectos já feitos.

- Define-se algumas certezas e ideias base.

- Uma pitada de esboços.

- Limam-se alguns conceitos.

- Estudos em maquetes e/ou novo desenhos (utilizando sempre cores diferentes).

- Se necessitar, uma pesquisa mais específica.

- Últimos retoques.

- Está pronto a servir.

(esta receita tanto serve para o design industrial como para o design de comunicação)

Como é a vossa receita ideal?

Sem comentários: