10.12.08

#14

»

Eu fiz um trabalho semelhante. O meu projecto era criar o logótipo de um museu, Museu do Chiado (Museu de Arte Contemporânea) ou CAMJAP (Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão). Visto que nenhum destes museus tem uma imagem gráfica forte (como por exemplo o Museu Colecção Berardo) teríamos de criar o logótipo e consequentemente a imagem gráfica que se iria associar ao museu.

Eu optei por trabalhar o logótipo do CAMJAP, talvez pelo facto de me ter apercebido ao principio que esse iria dar mais "luta", visto que o Museu tinha de estar relacionado directa ou indirectamente com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Com este trabalho consegui aperceber-me de como é complicado fazer um logótipo, defende-lo perante "clientes" que questionam cada pequeno pormenor.. Quase que me sinto preparada para ir para a frente de um cliente e mostrar os meus projectos. Quase!

Anyway, após termos feito o logótipo, tivemos de realizar as varias aplicações do logótipo, como por exemplo, merchandising, o papel de carta e o envelope do museu, a fachada, cartazes relativos a uma determinada, entre muitas outras coisas.


Quanto ao meu logótipo especificamente, decidi criar um que demonstrasse modernidade, originalidade e simplicidade. Após o primeiro estudo, optei por criar o logótipo a pincel chinês e tinta da China, onde escolhi as letras mais estranhas, ou fora do normal, como era o conceito do logótipo e do próprio museu. A minha escolha recaiu apenas sobre as letras 'CAM' e deixei o nome do fundador apenas no lettering.

Penso que foi um trabalho bastante interessante. Aprendi muito não só a nível de design, mas também a saber apresentar o próprio trabalho, saber comunicar.

Sem comentários: